Categoria: Pastoral Vocacional

RETIRO PRA EVP

Aconteceu neste domingo, 11 de março, na casa de Retiro Sagrada Família em Salvador, o retiro com a Equipe Vocacional Paroquial (EVP) da Paróquia São Caetano. Essa atividade aconteceu das 9hs às 16hs, cujo objetivo foi o de proporcionar a EVP, um momento forte de oração e experiência com Deus, antes de iniciar as suas atividades programadas para o ano de 2018 em prol do Servico de Animação o Vocacional.
O texto que motivou a reflexão e oração foi: Lucas 5, 1-11. O retiro foi orientado pelo Pe. Carlos Valério, SDV.
Que a Santíssima Trindade continue abençoando e conduzindo a EVP, em sua missão.

 

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=1740

Encontro dos Educadores e Animadores Vocacionais

Foi realizada entre os dias 7 e 8 de novembro, na sede da Província em Salvador-BA, mais uma reunião dos Educadores e Animadores Vocacionais da nossa Província do Brasil. Nesta reunião estivemos avaliando e planejando nossas atividades vocacionais e também na área da formação. Que Santíssima Trindade, pela intercessão do Bem Aventurado Justino, continue nos abençoando e motivando nesse serviço às vocações.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=1359

Encontro Nacional das EVPs e EMPs

Entre os dias 7 a 9 de julho, na cidade de Campo do Brito-SE, foi realizado mais um encontro Nacional das Equipes Vocacional Paroquial (EVP) e as Equipes Missionária Paroquial (EMP). Representantes das diversas paróquias, que são assistidas pelos Religiosos Vocacionista no Brasil, estiveram presentes. Sem dúvidas, esse encontro foi mais um momento forte de oração, estudo, avaliação, planejamento e integração das nossas EVPs E EMPs. Este ano, o encontro foi motivado a partir da seguinte temática: Maria, dentro do carisma e espiritualidade vocacionista, tendo o Pe. Alessandro Mendonça Nonato, SDV como assessor. Agradecemos a Santíssima Trindade, pela realização de mais um encontro, ao mesmo tempo em que suplicamos, pela intercessão do Bem Aventurado Justino, que todas as decisões tomadas nesse encontro, possam ser colocadas em práticas e que produza bons frutos á Igreja e a nossa Congregação.

 

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=897

Encontro Nacional das EVP’s (Equipes Vocacionais Paroquiais) e EMP’s (Equipes Missionárias Paroquiais)

Durante os dias 7, 8 e 9 de julho, do ano em curso, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque, em Campo do Brito – SE, acontecerá mais um Encontro Anual das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP’s) e das Equipes Missionárias Paróquias, (EMP’s) que fazem parte das Paróquias Vocacionistas. O encontro, acontece anualmente em uma das nossas Paróquias do Brasil, se constitui por um momento de formação, oração, convivência e partilha das experiências no Serviço de Animação Vocacional e da vida Missionária da Igreja.
Participam desse encontro, representantes dessas equipes.
Este ano, teremos como tema: A Espiritualidade Mariana na vida do Bem Aventurado Justino!
A motivação que levou a escolha deste tema, foi a Celebração do Ano Mariano, em sintonia com os 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima!
Coordena esse serviço em nossa província o religioso padre Carlos Valério, sdv.
Pedimos a todos que nos acompanhe com orações durante estes dias.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=894

S A V – SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

SAV significa Serviço de Animação vocacional. “Serviço” porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. “Animação” não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia. Quer sim expressar alegria consciente e certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É “Vocacional” porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós. É um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.

POR QUE SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL?

A pós-modernidade esconde do homem/mulher a dimensão religiosa, em especial o aspecto vocacional. É necessário despertar a busca cada vez maior de dar uma resposta em forma de testemunho e serviço ao chamado de Deus e ao clamor do povo.

O Serviço de Animação Vocacional, sensível a esta emergência atual, está se preocupando com a formação de agentes que possam ser uma resposta eficaz às exigências da Igreja e do mundo no campo vocacional e ministerial.

Este serviço surgiu para animar a comunidade eclesial a se comprometer de maneira nova, criativa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, observando o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.

Cresce a consciência de que todos somos agentes vocacionais, qualificados e inseridos na pastoral de conjunto. Para isso incentivam-se todas as vocações e ministérios, superando a ideia de que vocação é somente para o ministério ordenado e para a vida consagrada. Leigos e leigas tem assumido com entusiasmo, sua missão na Igreja.

Como qualquer serviço, a animação vocacional possui um caminho a percorrer. Depara-se com a falta de uma maior integração e articulação entre dioceses, congregações, paróquias e pastorais. Há trabalhos isolados e trabalha-se pouco a vocação do leigo.

A Igreja é a assembleia dos vocacionados (as) à santidade. Ela não é a fonte, mas a mediadora da vocação e o lugar de sua manifestação. Ela não dá vocação ou carismas, mas discerne e organiza os ministérios. A vocação e os ministérios são elementos fundamentais e constitutivos da Igreja.

Tendo bem claro nossa vocação a vida, a partir do batismo, todos nós somos chamados à santidade, à fé, ao seguimento do Senhor e a graça. O batismo é a base que sustenta todos os ministérios. A missão da Igreja é transformar o mundo, sendo sinal e instrumento de realização do Reino de Deus.

O Serviço de Animação Vocacional é uma ação evangelizadora, uma atividade eclesial da comunidade de fé, que traz consigo uma visão de Deus, de pessoa humana, de Igreja, de missão e de mundo. Todos na Igreja são chamados para um determinado serviço.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=526

Encontro Vocacional

No último domingo, dia 04 de Junho, primeiro do mês, aconteceu mais um encontro vocacional no Vocacionário Nossa Senhora das Divinas Vocações, em Itambé Bahia, com a participação muito boa de jovens.
No encontro vocacional, nosso irmão, religioso Vocacionista, padre Alessandro, trabalhou as dimensões da vocação. Aprofundou com os jovens, a luz da Palavra de Deus, as dimensões: a vida, cristã e a santidade. Utilizando a Palavra de Deus, em forma de oração reflexiva, ajudou aos jovens a entenderem a importância da vocação. Entendemos que a missão da Igreja é criar espaço como esses, de acolhida, participação, oração e reflexão dos nossos jovens. Os mesmos estão abertos ao sagrado, tem sede de Deus. Os encontros vocacionais quer ser para eles este espaço. Os animadores vocacionais e todos os religiosos quer ser para os jovens alguém com os quais pode contar, quer ser verdadeiros amigos. O acompanhamento vocacional é uma forma de amor e dedicação a vida de nossa juventude. É uma forma de ajudar os jovens em suas crises, questionamentos e realizações.
Participaram na faixa de cem jovens. Os mesmos mostraram entusiasmos e vontade de aprofundar na flexão vocacional. Foi um momento muito bom na caminhada desses jovens.
Lembramos que o Encontro Vocacional acontece todo primeiro domingo. Convidamos mais jovens para vivenciar conosco este momento.
E assim, a nossa congregação, continua colocando em prática seu carisma de suscitar, animar e cultivar vocações para a Igreja. Ajudar as pessoas a responderem o chamado de Deus sendo assim para a sociedade e para a igreja alguém de responsabilidade.

 

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=428