Aroldo Santos

Publicações do autor

AGRADECIMENTO

Neste último dia do mês vocacional, nós, Religiosos Vocacionistas, queremos render graças a Santíssima Trindade por todas as atividades realizadas em prol do Serviço de Animação Vocacional, nas paróquias assistidas por nós, ao longo desse mês.

Além disso, manifestamos a nossa gratidão: aos nossos irmãos Vocacionistas, de modo especial, aos que estão mais diretamente à frente da animação vocacional em cada paróquia, aos formandos da nossa congregação nas diversas etapas formativas, e aos membros das Equipes Vocacionais Paroquiais que, ao longo do mês de agosto, empenharam-se para organizar as mais diversas atividades vocacionais.

Estendemos ainda o nosso agradecimento a todos vocês que nos acompanharam ao longo de todo este mês, rezando, em cada semana, por uma vocação específica. Nosso agradecimento ao nosso noviço Márcio Henrique, ao juniorista Douglas e ao nosso amigo Tanael pela confecção dos cards vocacionais.

Que todas as atividades realizadas possam despertar santas vocações para o serviço do Reino de Deus e continuar motivando todas as pessoas, que já responderam a uma vocação, a continuarem vivendo com alegria e fé a resposta ao chamado do Senhor da Messe.

Que o Bem Aventurado Justino continue intercedendo ao Deus Trindade, para que derrame as suas bênçãos por todos nós animadores e animadoras vocacionais. Nunca nos esqueçamos do que nos diz o Apóstolo das Vocações, o Bem aventurado Justino Russolillo da Santíssima Trindade: “Ajudar as vocações é a nossa maior obra de amor”.

Pe. Carlos Valério de O. Oliveira, SDV.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3659

Posse do novo pároco e do vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida

No dia 27 de agosto de 2021, dia que se celebra a memória de Santa Mônica, Dom Josafá Menezes, Arcebispo de Vitória da Conquista-Ba, presidiu a Missa Solene com participação presencial e on-line na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, para posse ao novo Pároco e apresentação do Vigário Paroquial respectivamente, aos Padres Alessandro Nonato SDV e Edmilton Romão SDV, assim como do formador Padre JonasCom celebração iniciada às 19 horas, após a acolhida de Dom Josafá foi efetuada a leitura dos Decretos de nomeação do Pároco, seguida da Profissão de Fé. Na homilia, Dom Josafá iniciou sua fala lembrando a história da paróquia e apresentando um breve histórico do novo pároco. A meditação seguiu com reflexão do Evangelho do dia, Mt 25,1-13, a parábola das dez virgens, fazendo uma analogia com a relação de Jesus e a Igreja, endossando o trabalho do pároco para fazer com que a comunidade esteja preparada pra receber Jesus. Lembrando a memória de Santa Mônica, Dom Josafá mencionou frases de Santo Agostinho: “Bebi o amor pelo nome do Senhor com o leite materno” e “Minha mãe me gerou duas vezes”, concluindo com votos de um trabalho abençoado aos padres que estão assumindo as funções de pároco e vigário.Em continuidade ao Rito de Posse, o Arcebispo efetuou a entrega das chaves da Igreja, “para cuidar daquela porção do povo de Deus ser conduzida com muito carinho e zelo naquela Igreja” e do Sacrário, “para que a Eucaristia seja o centro e o ápice de toda a Comunidade”, posteriormente, entregou o Santo Óleo do Crisma para o Sacramento do Batismo para a acolhida dos que necessitam. O Bispo entregou ao Padre Alessandro a Estola Roxa “para ser zeloso aos fiéis a ele confiado, que possam encontrar a misericórdia da qual todos nós necessitamos”. E finalizando, entrega a sede paroquial “a cadeira do presbitério, onde ele ensinará e nos conduzirá enquanto comunidade cristã”.Após a Comunhão Eucarística, representando a comunidade, Vilma dos Santos Borges fez os agradecimentos ao padre Wilson pelo tempo que passou a frente da paróquia e acolheu os novos padres dando as boas-vindas.Padre Alessandro se dirigindo à comunidade disse que tem como lema: “O que sou, sou pela graça de Deus”. Em seguida agradeceu a Congregação pela confiança de entregar mais uma paróquia. Fez memória aos padres Polito, Lisboa e Silvino. E, por fim agradeceu à presença da comunidade e dos visitantes.Por fim, o padre Albino lembra que a vocação sacerdotal deve ser uma vida itinerante, e pede orações tanto por aqueles que estão saindo para novas missões, assim como os que agora assumem a Paróquia.O Padre Valdo realizara a leitura da ata de posse e em seguida foi dada a benção final pelo celebrante.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3605

Rezar pelos Catequistas

Jesus, Maria e José!

Dando continuidade às nossas orações pelas vocações, hoje somos convidados a rezar pelos/as catequistas, que por amor a Cristo e ao próximo, doam uma parcela do seu tempo a apresentar o Cristo a cada pessoa humana que deseja conhecê-lo e segui-lo. Que Deus os abençoem em sua missão!

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3603

Ser Catequista é uma Vocação de serviço na igreja

Jesus, Maria e José!

Neste quinto domingo do mês vocacional, somos convidados a rezar por todos os/as CATEQUISTAS. Esses homens e mulheres de fé, que após uma experiência de encontro com o Cristo, colocam as suas vidas a serviço do Reino de Deus.

Os/as Catequistas têm a missão de apresentar o Cristo à aqueles/as que estão iniciando a sua caminhada cristã, a fim de ajudá-los a conhecer, amar e seguir Jesus Cristo.

Que o Senhor Jesus derrame seu espírito sobre todos os/as catequistas, concedendo-os o dom da sabedoria, para apresentar o Cristo, de forma que todos os catequizandos façam uma opção livre e responsável por Jesus Cristo, servindo-o em sua Igreja.

Pe. Carlos Valério, sdv.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3601

Homens e mulheres que constroem o reino da verdade e da graça

Jesus, Maria e José!

Chegamos ao fim desta SEMANA DE ORAÇÃO PELA VOCAÇÃO LAICAL. Louvamos a Santíssima Trindade, por cada cristão leigo e leiga que vive com alegria, fidelidade e disposição a sua vocação no ambiente eclesial, no trabalho, na família e nas mais diversas realidades da sociedade. Que o Espírito Santo os ilumine em sua missão.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3597

Reunião do conselho da província

Entre os dias 25 e 26 de agosto, no Vocacionário Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista -BA, foi realizada a segunda reunião ordinária do novo governo da província do Brasil.

Nesta reunião, o novo provincial, Pe. Albino Thiago dos Santos de Jesus, juntamente com o seu conselho, trataram de assuntos ordinários da caminhada da província e encaminharam novos projetos a serem realizados.

O provincial e seu conselho, participará da Celebração Eucarística, a ser realizada no dia 27 de agosto, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na qual o Pe. Alessandro Mendonça Nonato, iniciará seu ministério de pároco. Nesta celebração, também serão acolhidos os padres Jonas e Edmilton, que assumirão o serviço de vigários paroquial.

Pedimos, a todos, orações pela missão dos religiosos vocacionista, da província do Brasil.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3594

Vocação Laical

Jesus, Maria e José!

Neste nosso sexto dia de oração pela VOCAÇÃO LAICAL, dedicamos as nossas orações, pela fidelidade de todos os cristãos leigos e leigas, que se colocam em uma atitude de escuta ao chamado Divino e respondem sim a sua interpelação, colocando- se a serviço do Reino de Deus.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3590

Cristãos leigos na igreja e na sociedade

Jesus, Maria e José!

Neste nosso quinto dia da SEMANA DE ORAÇÃO PELOS CRISTÃO LEIGOS E LEIGAS, dedicamos as nossas orações pelos cristãos/ãs que trabalham, de forma voluntária, nas instituições de caridade e ONGs, para que sejam uma expressão da misericórdia Divina, em meio aos irmãos mais necessitados.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3587

Corresponder a uma Divina Vocação

Jesus, Maria e José!

Neste quarto dia da semana de oração pelos Cristãos leigos e leigas, rezemos para que a luz do evangelho brilhe para todos, que na simplicidade do dia a dia, buscam viver e testemunhar o Evangelho de Jesus e anunciar a santíssima Trindade ao mundo.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3584

Cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano

Jesus, Maria e José!

Neste terceiro dia da SEMANA DE ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, rezemos por todos aqueles/las que vivem a sua fé no ambiente de trabalho, contribuindo com uma sociedade melhor, buscando conformar o mundo com o projeto de Deus.

Link permanente para este artigo: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=3581